Festival do Pão Paranaense

No último capitulo do PANIFESTO, Parte II, “A procura do pão paranaense”, Claudine & Oscar expressam o sonho de um dia no futuro se concretizem no Paraná Festivais de Pão como os que se realizam anualmente em diversas regiões de Portugal. Coincidentemente eles tiveram a felicidade, nada mais e nada menos que no dia 10 de junho, no qual se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, participar do Festival do Pão de Portugal em Albergaria-a-Velha, município da Europa com mais moinhos; ao total 356 inventariados a maioria essencialmente de água; dos quais alguns foram recuperados formando assim a Rota dos Moinhos, caracterizando um diferencial turístico deste município da região de Aveiro, que neste ano cumpre 900 anos desde sua fundação.  

albergariaavelha

Nesse dia repleto de simbologia eles apresentaram, frente a colegas, amigos, familiares, autoridades municipais e o publico presente; o livro PANIFESTO comunicando a ideia fundamental do mesmo, nomeadamente o potencial que eles enxergam para o Paraná se transformar numa região reconhecida pela qualidade da sua panificação, com base na produção local de cereais e no resgate das tradições dos imigrantes que chegaram durante os séculos XIX e XX, patrimônio material e imaterial ainda remanescente principalmente na área rural do Estado. O desafio está lançado, ficticiamente para outubro de 2020, um pouco antes o um pouco depois, o futuro próximo dirá.

slowbakeryinstitute

Um espaço interpretativo da CULTURA DO PÃO, concebido para a confraternização, compartilhamento, divulgação, reflexão, debate, pesquisa e treinamento.

There are 0 Comments